Entre,sinta-se à vontade. Não repare as estranhezas,as belezas...

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vote Nulo!

No próximo fim de semana, você irá exercer cidadania. Penso ser instigante o como algo que nos é obrigatório pode representar o exercício de ser cidadão.

Quando o voto é obrigatório, torna-se mais suscetível ao controle das mídias. Somos obrigados a aceitar uma posição, selecionar uma propaganda, nem que seja a que nos soe “menos pior”. Sem mencionar toda a manipulação capaz de existir para nos convencer qual determinado lado é melhor.

Exercer cidadania deveria ser mais do que isso.

Sabemos ser desesperadora a realidade de corrupção no país. É difícil encontrar pessoas que sintam prazer em votar, que saibam o que estão fazendo. Mas é muito fácil encontrar pessoas para se candidatar.

De desespero, a situação eleitoral no país foi para hilariante. É comum ouvir das pessoas que votarão no Tiririca porque ele é um palhaço, que só veio para ridicularizar o circo que já é o governo. As pessoas se esquecem, ele só faz isso para conseguir o seu voto. Não será assim ao se eleger. A popularidade dele pode ajudar os outros políticos do seu partido, o PR. E mesmo se eles não chegarem ao parlamento, consagrados nas urnas, sem dúvidas estarão por trás do palhaço, governando. Com Tiririca subiriam Valdemar Costa Neto, prefeito de Mogi das Cruzes em 4 mandatos, ruins, e deputado federal envolvido no escândalo do mensalão. Subiria o polêmico Garotinho, ex-governador do Rio de Janeiro, entre outros.

Se o Tiririca fosse realmente agir como um palhaço no congresso, e causasse uma espécie de terrorismo poético, ele teria meu voto. O terrorismo poético talvez pudesse causar anarquias, deixar as pessoas mais próximos do comando, e iniciar alguma mudança que seria construída na prática, e não teorizada por alguns. Mas isso parece utopia. E, de fato é, se dependesse apenas de um para inicia-la, e esse um ser o Tiririca.

Chega de arriscar a sorte com o "menos pior". Dentre nossos canditados, ele não existe.

E lute para que o Voto Nulo signifique de fato a anulação de uma eleição. Não queremos mais ser tratados como trouxas por estes políticos. Não é mesmo?

Um comentário: